sábado, 29 de setembro de 2007

Herbert Read e a Educação Pela Arte.

"A arte é, foi, e ainda é o elemento essencial da consciência humana"


(Herbert Read)





Herbert Read, nasceu em Kirkbymoorside, na Inglaterra, em 4 de dezembro de 1893. Foi criado em uma fazenda e serviu como oficial na 1ª Guerra Mundial. Seus livros e textos são caracterizados pelos temas: Infância e Guerra, desde o seu primeiro lançamento que aconteceu em 1919, com o livro Guerreiros Nus.


Após a guerra, trabalhou na Curadoria do Victoria and Albert Museum, em Londres e em 1931 e 1932, lecionou na Universidade de Edimburgo. De 1933 a 1939, foi editor da revista "Burlington Magazine". Foi um dos críticos mais conceituados entre as décadas de 1930 e 1950, e junto com Vicktor Lowenfield, formularam um novo conceito para a educação que estava completamente defasada. Surge então o Movimento de Educação pela Arte, o qual deu origem ao MEA - Movimento das Escolinhas de Artes.


Read era um homem humanistico e democrático. Em seu livro - A Educação Pela Arte - de 1943, lançado em plena 2ª Guerra Mundial, ele defendia a concretização de uma vida educacionalmente pacífica e feliz. Read defendia um processo educacional ou do crescimento do índividuo (fosse ele uma criança ou um adulto), e quando se referia á educação, apontava para um processo artístico e de auto - criação.


Um dos princípios de Read era: Educar para Unir, não para Dividir. Acho interessante esse pensamento. A educação realmente deveria ser em prol de unir conhecimentos e saberes. E Read estava colocando naquele momento uma idéia muito diferente do que estava acontecendo nas escolas. A idéia era de que a arte fosse implantada (digamos assim) dentro da educação. Você já pensou como seria diferente uma aula de física, de matemática, de química, etc., sendo dada por meio da arte? Será que o alunado aprenderia melhor e a aceitação dessas matérias, entre outras tantas, ficaria mais fácil? Creio que sim.


Read era totalmente platônico e dizia que a "educação deveria passar pelos sentidos, membros músculos dos educandos e não em idéias abstratas" como vinha acontecendo não só no Brasil, mas como também em todo o território mundial. "Para Read, não bastava ensinar informações advindas do mundo exterior, mas era preciso associá-la com a função imaginativa, qualidade que ele acreditava estar presente em crianças e em artistas". Ou seja, um bom docente, tinha que deixar o aluno livre para poder imaginar o que ele quisesse, e essa imaginação deveria ser passada para o papel.


Read também defendia que um bom docente deveria "estabelecer um relacionamento completamente pessoal com o aluno, baseado pelo amor e compreensão pela personalidade de singular que foi confiada aos seus cuidados".


Waleska F. Soares









3 comentários:

Bárbara disse...

Waleska!
Vc poderia me dizer de onde tirou a citação que inicia seu texto?
("A arte é, foi, e ainda é o elemento essencial da consciência humana" Hebert Read). Gostaria de usá-la num trabalho acadêmico, mas só posso fazê-lo se souber data de publicação do livro (ano) e página...
Se puder me responder em barbaramvieira@gmail.com, agradeço!
Obrigada!
Bárbara

Matheus M. Garcia disse...

"Herbert Read em sua obra Icon & Idea, escreve: "A arte é, foi, e ainda é o elemento essencial da consciência humana"."
Fonte: http://www.artedata.com/fernandamoro/fmoro503.htm
"Título original: ICON AND IDEA:THE FUNCTION OF ART IN THE DEVELOPMENT OF HUMAN CONSCIOUSNESS
(...)
Ano:1965"
Fonte:http://www.traca.com.br/livro/20999/imagem-e-idea

Nyce Artes Fofas disse...

Olá! Gostaria de obter a fonte original, a Pagina do livro onde se encontra a frase:
"A arte é, foi, e ainda é o elemento essencial da consciência humana" Hebert Read", para poder usá-la em um Projeto.
Obrigada!
Eunice Freitas.